Skip to content

Unidades de exploração

Sendo necessário controlar, a qualquer nível, a informação relativa a diferentes entidades, podem-se definir unidades de exploração distintas. Será o caso, por exemplo, de uma empresa de produção que tenha 3 fábricas ou de uma empresa de consultoria na área da nutrição, que formule para 43 clientes. Podem ser trabalhados, para cada unidade, diferentes preços de matérias-primas, diferentes problemas e fórmulas e podem-se mesmo gerir controlos de produção e stocks individualizados. Só as tabelas, os parâmetros e as matérias-primas são comuns a todas as 100 unidades de exploração, codificadas de 0 a 99.

O Nkmix activa inicialmente (quando arranca) a unidade de exploração 0, que é entendida como sendo a entidade para a qual a aplicação se encontra licenciada e cujo nome figurará no lado esquerdo do cabeçalho de todas as listagens impressas. Se o utilizador pretender que o acesso a uma determinada unidade de exploração no arranque seja imediato, poderá criar uma password específica na qual iniba os acessos a todas as unidades de código inferior.

Definem-se novas unidades ou activa-se qualquer uma já existente a partir do menu "Utilitários", na Manutenção/Activação das unidades de exploração. A designação da unidade activa figurará no topo das janelas de trabalho onde tal informação seja pertinente, bem como no ecrã principal da aplicação.