Appearance
Tabela de Nutrientes
Para além de nesta tabela se definirem os nutrientes a estruturar e valorizar nas matérias-primas, nela permite-se a caracterização dos nutrientes quanto ao facto de deverem ou não ser considerados em cada espécie, por forma a evitar a apresentação de informação desconexa (Ex.: Energia Metabolizável Aves numa fórmula de Bovinos).
Elementos da tabela
- Código - Predefinido, de 1 a 500.
- Nutriente - Campo de entrada para a descrição do nutriente.
- P.Descr. - Idem, com menor dimensão, para impressão em mapas com pouco espaço disponível. O utilizador deverá controlar a dimensão, que pode ir até 12 caracteres. Se não for definida, serão usados os primeiros 8 caracteres da coluna Nutriente.
- Colunas de 01 a 12 - Campos para entrada que podem tomar os valores S ou A: S - Se for pretendido que o nutriente da linha activa seja considerado na espécie correspondente à coluna activa; A - Idem, mas o nutriente é considerado em todas as circunstâncias, mas não impresso.
- Unidade - Campo de entrada para o código de unidade em que o nutriente vai ser expresso.
- SEL - coluna de validação da Expressão: só com visto (clique) nesta célula, a respectiva expressão se tornará activa
- Expressão - aqui podem ser definidas expressões algébricas da mesma forma que é descrito nas Operações em Nutrientes. Cada expressão será calculada pós optimização ou formulação, usando como argumentos não os teores nutricionais de cada matéria-prima, mas sim os teores nutricionais da solução do problema ou da fórmula. Nas respectivas análises nutricionais, a descrição do nutriente calculado será precedida de um ***** para sinalizar o uso da expressão.
- Dec, Arred, +/- e Incr permitem definir critérios especiais de arredondamento dos valores dos constituintes analíticos a imprimir em etiquetas.
- CasNumber
Nota: No lado direito do monitor, a tabela de espécies assinala permanentemente a negrito as espécies consideradas no nutriente activo e com mudança de cor da célula a espécie activa.
Comandos
- Ajuda e Impressão
Atenção: O uso desta tabela deve ser sempre cauteloso, porque o que nela se altera tem consequências em toda a base de dados. Requerem especial atenção as transformações operadas pelos 3 comandos seguintes - a execução de Inserir, Eliminar Ou Trocar, ajusta toda a informação constante das matérias-primas, problemas, fórmulas de fabrico e tabelas. Devem, por isso, ser usados com especial atenção, muito especialmente se a base de dados estiver a ser partilhada com outro(s) utilizador(es). Podem, neste caso, ser criadas barreiras "administrativas" - estes 3 comandos só são acessíveis a utilizadores com passwords de níveis superiores a 8.
Inserir - Abre uma nova linha, "empurrando" para baixo todos os nutrientes de código superior ao que for indicado
Eliminar - Elimina o nutriente cujo código for indicado, "puxando" para cima todos os nutrientes de código superior
Trocar - Troca o nutriente do código indicado em "Linha a trocar" com o código indicado em "Trocar com"
Separador - Marca, a partir da linha activa, o início (ou o fim) de uma "zona" de nutrientes a destacar visualmente com cor de fundo diferente
Copiar linha - copia os atributos S ou A da linha activa para a linha indicada, se esta já tiver um descritivo de nutriente
Aditivos - Acede à tabela de substâncias aditivas das Etiquetas, para consulta ou, eventualmente, utilizar a área de transferência - copiar/colar descritivos