Skip to content

Problemas genéricos - Edição

Este é o quadro central da aplicação, que permite fazer a manutenção (criação, modificação, cópia e eliminação) de problemas. Nas "Ofertas" inserem-se os códigos das matérias-primas julgadas convenientes, com ou sem valores mínimos, máximos ou fixos. Nas "Restrições", onde figuram todos os nutrientes afectos à espécie escolhida, estabelecem-se todos os valores mínimos, máximos ou fixos que se pretende que a solução óptima cumpra.

Uma questão essencial da optimização prende-se com o facto de se pretender optimizar de forma relativa ou absoluta, isto é, a solução óptima pode ser buscada para uma quantidade de mistura predeterminada, sendo, a partir daí os valores de análise nutricional e, naturalmente, as respectivas restrições entendidos de forma relativa, ou, se assim se pretender, calcula-se a solução óptima sem imposição de uma quantidade fixa (Lote=0). Se se proceder desta segunda forma, os valores nutricionais e, mais uma vez, as respectiva restrições, devem ser entendidos como valores absolutos. Uma especial aplicação deste conceito são os premixes.

Os problemas "pertencem" à unidade de exploração activa. Para usar um problema (ou problemas) noutra unidade de exploração, ter-se-á de proceder a uma exportação, por transferência de ficheiros e, depois de activar a nova unidade de exploração, proceder à respectiva importação.

Elementos de cabeçalho

  • Problema - Campo de entrada alfanumérico, até 8 dígitos, para o código a atribuir ao problema.
  • Descritivo - Campo de entrada alfanumérico até 20 dígitos, para a denominação do problema.
  • OBS - Campo de entrada alfanumérico, até 30 dígitos, para informação livre sobre o problema.
  • Preço - Campo de entrada numérico de 1 a 5. Por defeito toma o valor 1 (Preço Base).
  • P.Fabrico - Para registo do valor da previsão de fabrico, ou seja, da quantidade de ração a produzir com o problema num determinado período económico. Este período não é tabelado no programa. É um critério do operador que, claro, terá de ser mantido ao longo de todo o trabalho e que normalmente corresponde a um mês. A unidade usualmente considerada é a tonelada.
  • Espécie - Campo de entrada numérico de 1 a 12. Por defeito toma o valor 1.
  • Último Custo - Permite a visualização do custo e data da última formulação admissível do problema.
  • Lote - regista a quantidade total, em kg, a formular. Por defeito assume o valor registado na unidade de exploração. Os valores mais normalmente utilizados são 1000 ou 100.
  • Produto Final - Campo de entrada alfanumérico, com até oito dígitos. Guarda o código do produto final a que o problema, ou as fórmulas dele derivadas, vai dar origem.

Quadro de ofertas

Permite fazer a manutenção do conjunto de matérias-primas a disponibilizar no problema, bem como a imposição de valores mínimos, máximos ou fixos para as quantidades de cada matéria prima a oferecer. Para inserir um valor fixo basta colocar o mínimo igual ao máximo. Os preços das matérias-primas, que são assumidos automaticamente, podem ser aqui corrigidos e, opcionalmente, gravados. Para uma mais fácil escolha e inserção das matérias-primas a oferecer, pode-se usar a lista de escolha acessível com F3-Mat.Primas.

Quadro de restrições

Neste quadro registam-se as restrições nutricionais a que o problema terá de obedecer. Para obter a melhor eficiência possível deve o utilizador evitar o uso de restrições inequivocamente desnecessárias no contexto do problema. De referir que neste quadro apenas são visíveis, portanto restringíveis, os nutrientes associados à espécie declarada no cabeçalho.

Comandos

  • F9-Formula - Inicia o processo de formulação. Optimiza o problema de acordo com as ofertas e restrições impostas.
  • F2-Grava - Regista as alterações efectuadas no problema. Caso haja qualquer tipo de alteração no problema, ao tentar abandoná-lo, o operador será interrogado sobre se quer ou não gravar o problema. O mesmo se passa quanto a eventuais alterações de preços de matérias-primas.
  • F3-Mat.Primas - Acede a uma lista de escolha com as matérias-primas ordenadas por ordem alfabética, para mais fácil  escolha e inserção no quadro de ofertas.
  • F5-Preços - Permite alterar o vector de preços a considerar nas matérias-primas oferecidas ou a oferecer. Preço Base, Preço de Referência, Preço Livre, Última Compra e Preço Médio de Custo vão "rodando" de cada vez que se activa este comando.
  • F6-Novo Prob. - Comando obrigatório para a criação de um novo problema.
  • F7-Elimina Prob. - Possibilita a eliminação do problema.
  • F8-Copia Prob. - Permite copiar o problema para um novo problema ou para um outro já existente.