Skip to content

Edição de Fórmulas de Fabrico

Este quadro pode ser acedido directamente a partir do Menu Principal da aplicação ou após a optimização de um problema de rações ou arraçoamentos (comando F6 - Form.Fabrico). Permite a criação de novas fórmulas de fabrico e a alteração de fórmulas existentes.

Principais elementos constituintes:

Lista de escolha de Código; Grelhas de Itens Gerais, Pesos/Preços, Composição e Teores Nutricionais.

Lista de escolha de Código

  • Campo de entrada por digitação, com o automatismo código ou de forma mista, do código alfanumérico, com até 16 dígitos, de uma nova fórmula. Permite ainda a escolha, por digitação ou scrolling, de uma fórmula existente.

Grelha de Itens Gerais

  • Descrição – Campo de entrada com 20 caracteres.
  • Observações – Campo de entrada com 20 caracteres.
  • Espécie – Campo de entrada para a espécie, de 1 a 12. Por defeito usa a espécie definida na primeira linha da respectiva tabela.
  • Status – Exibe a situação da fórmula: 0-Stand-by, 1-Activa ou 2-Histórica. Por defeito 0, alterável na Manutenção de Fórmulas.
  • Preços – Campo de entrada para escolha do vector de preços a utilizar: 0-Última actualização, 1-Base, 2-Referência, 3-Livre, 4-Última  compra ou 5-P.Médio de Custo. Por defeito utiliza o preço 1. Quando forem feitas alterações aos preços de matérias-primas incluídas na fórmula, assume o valor 0.
  • D.Geração – Exibe a data da geração da fórmula, não editável.
  • D.Ult.Grav. – Exibe a data da última actualização da fórmula, realizada neste quadro ou na Manutenção de Fórmulas.
  • Prev.Fabrico – Campo de entrada para introdução da quantidade prevista de fabrico num determinado período económico.
  • Prob.Origem – Exibe o código do problema de origem. Numa fórmula directamente gerada neste quadro, que não advenha portanto da optimização, assume o valor "- Edição -".
  • Prod.Final – Campo de entrada alfanumérico com vinte caracteres para referir o produto comercial a que a fórmula vai dar origem.

Nota: Os itens referidos a vermelho, são importados directamente do problema.

Grelha de Pesos/Preços

  • Lote/Mist. – Indica a quantidade, em kg, do lote a produzir. Por defeito, considera o valor da misturadora da unidade de exploração activa.
  • Qt.Total – Indica a quantidade, em kg, resultante das quantidades de matérias-primas inseridas pelo operador ou calculadas no problema origem, constantes do quadro de composição.
  • A imputar – Indica a quantidade, positiva ou negativa, a imputar na composição para igualar o valor dos dois itens anteriores. Quando se torna activa uma célula referente à quantidade de uma qualquer matéria prima constante da Grelha de Composição, passa a referir o valor que essa célula tem de assumir para acertar a quantidade total.
  • Cst.Kg – Indica o custo de um kg da fórmula.
  • Cst.Total – indica o custo da quantidade total.
  • Pr.Venda – Campo de entrada para o preço de venda por kg da fórmula.

Grelha de Composição

É a grelha de edição propriamente dita da fórmula de fabrico, sendo possível, por digitação directa ou com a ajuda das ferramentas abaixo discriminadas, remover ou acrescentar matérias-primas e corrigir quantidades a incluir ou preços.

O comando F3-M.Primas possibilita a selecção simultânea, em tabela de escolha, das matérias-primas a incluir ou a acrescentar à fórmula.

A opção F5-Misturadora permite alterar a quantidade total do lote a produzir. As matérias-primas constantes do quadro de composição passarão, opcionalmente, a ser consideradas nas quantidades proporcionais ao novo lote.

  • Cód. – Campo de entrada do código da matéria prima.
  • Matéria Prima – Exibe a designação da matéria prima.
  • Quant. – Campo de entrada da quantidade de cada matéria prima.
  • Preço – Campo editável do preço da matéria prima. Por defeito considera o preço da matéria prima constante do vector referido nos itens gerais, referente à unidade de exploração activa. Se for alterado, será considerado na fórmula, mas só será registado no respectivo ficheiro de preços por opção do operador, após a gravação da fórmula.
  • B – Exibe o código de balança utilizada em cada matéria prima (precisão de pesagem).

Grelha de Teores Nutricionais

O quadro de teores nutricionais reporta a composição nutricional da fórmula. Regenera-se de acordo com as alterações operadas na composição da fórmula.

  • Nr. – Exibe o código de cada nutriente afecto à espécie definida na grelha de itens gerais.
  • Nutriente – Exibe o nome de cada um dos nutrientes.
  • Actual – Exibe o teor nutricional actual de cada nutriente.
  • R – Indica a diferença (maior, menor ou igual) de teores nutricionais entre a fórmula actual e a anterior (alterada).
  • Anterior – Indica os teores nutricionais originais da fórmula, ou seja, os teores relativos ao momento em que a fórmula foi lida ou gerada por optimização ou, ainda, os teores aquando do momento em que, por alguma razão, o operador pretendeu fixá-los, usando o comando F7- Fixa, para, a partir daí, poder visualizar na coluna R, as relações de ordem entre esses teores nutricionais e os que entretanto resultaram de alterações posteriores.
  • Un.- Indica o tipo de unidade utilizada em cada nutriente.

Outros elementos constituintes:

Comandos de automatismos diversos e Barra de Tabelas. Todos estes comandos só estão activos se for possível no momento executar a acção correspondente.

Comandos

F2-Grava - Guarda num novo registo a nova fórmula, ou sobrepõe  num registo existente a fórmula alterada. Não é possível gravar fórmulas sem código ou que não tenham o status 0-Stand by.

F3-M.Primas - Possibilita a selecção simultânea, em tabela de escolha, das matérias-primas a incluir ou a acrescentar à fórmula.

F4-Ordena - Executa a ordenação pelo critério família+código das matérias-primas incluídas.

F5-Misturadora - Permite alterar a quantidade total do lote a produzir. As matérias-primas constantes do quadro de composição passarão, opcionalmente, a ser consideradas nas quantidades proporcionais ao novo lote.

F6-Arredondamento - Corrige as quantidades de cada matéria prima para o mais próximo múltiplo da precisão de balança em que essa matéria prima é pesada. Naturalmente, após este procedimento, será necessário proceder ao acerto manual da quantidade de alguma matéria prima para que a quantidade total fique igual ao lote.

F7-Fixa - Fixa os teores nutricionais na coluna "Anterior" da grelha de teores nutricionais.

F8-Imprime - Realiza a impressão da fórmula de fabrico, nas opções

  • F11-Valor. - Com teores e preços (valorizada), ordenada por código de matéria prima.

  • F12-Prod. - Só com discriminação de matérias-primas e quantidades (para produção), ordenada por célula (nº de silo) e com acumuladores total e parciais das quantidades de matérias-primas. Gera-se um acumulador parcial de cada vez que surge na ordenação um novo 1º dígito no código de célula das matérias-primas. Estes acumuladores parciais podem ser impressos de seguida ou separados (um em cada folha), de acordo com a última validação feita na "Separação por células", na Listagem de composição de fórmulas, a partir do Menu Principal.

F9-P/Excel - Exporta a fórmula para Microsoft Excel, gerando 3 folhas: composição, valorização e produção.

F10-Início - Limpa todos os quadros, repondo os valores por defeito, para dar início a um novo trabalho.

Barra de Tabelas

Permite, premindo cada um dos ícones, aceder às tabelas para consulta ou mesmo para manutenção.

Outros comandos

Estes 3 comandos estão relacionados com o conceito de sessão de formulação, que corresponde ao conjunto de fórmulas de fabrico registadas pelo operador num determinado período. Só se tornam activos se a sessão de formulação actual for diferente de zero.

Auto - Destinado exclusivamente à edição de fórmulas de premixes, este comando executa, em sequência, as seguintes operações

  • Lança, nas matérias-primas incluídas, aquela que esteja designada nos Utilitários-Definições gerais-Parâmetros gerais, como sendo o excipiente por defeito, na quantidade suficiente para perfazer o Lote Comercial.

  • Determina as quantidades proporcionais de cada matéria prima por forma a que o total iguale o total da mistura a fabricar (Lote/Misturadora).

  • Arredonda as quantidades em função da característica de balança de cada matéria prima, imputando o acerto final ao excipiente.

Sessão - Incrementa uma unidade à sessão de formulação actual, que também pode ser alterada em Utilitários-Definições gerais- Parâmetros gerais, a partir do Menu Principal.

Código - Sugere automaticamente o código da fórmula, que será constituído pelo código do "problema origem" (radical), pelo separador "." e pelo código da sessão de formulação actual (sufixo). Caso o operador digite manualmente o código, sem fazer uso deste comando, então o próprio comando F2-Grava apõe-lhe o número de sessão. Para a parte do código digitável pelo operador (radical) ficam livres 11 dígitos.

Compara - Reduz a dimensão da grelha de teores nutricionais, gerando espaço para duas novas grelhas que exibem a composição, pesos e preços da última fórmula gravada numa anterior sessão de formulação. Com o comando Up-Down adjacente ao comando Compara, podem-se percorrer para comparação todas as fórmulas de sessões anteriores (e até posteriores) àquela que está a ser preparada. No quadro de comparação figuram as quantidades registadas de cada matéria prima ou, se os lotes das fórmulas forem diferentes, as respectivas quantidades proporcionais, e ainda os desvios absolutos e percentuais e os preços constantes da última alteração da fórmula. Os desvios percentuais surgirão a bold sempre que, em valor absoluto, excedam o "Critério de suavização" definido pelo operador nos Parâmetros Gerais.